Polvo Guisado à moda de Santa Maria

Nesta quadra que atravessamos muitos são os pratos que servem nas consoadas, sendo mais tradicional o Bacalhau ou uma tradição mais recente importada de outras paragens, o Peru, mas lembro como em muitos almoços de Natal do dia 25, ter aquele polvo guisado com batata, que na realidade era mais ao contrário, batata guisada com amostra de polvo, hoje ao espreitar na panela o que vai ser o almoço, lá estava ele o polvo. Deixo para todos vós a receita muito simples, mas deliciosa.

2 quilogramas de polvo limpo, 1 cebola grande, 3,5 decilitros de vinho de cheiro, 1 ramo de salsa e 1 alho, folha de louro, sal e pimenta, massa de tomate, colorau, margarina, batatas .

Preparação: Se o polvo for grande e suspeitar que vá ser duro, bata-lhe com o rolo da massa antes de o cortar em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, os tentáculos e o saco deve ser escaldado em água a ferver e permanecer dentro de água a ferver durante alguns minutos, escorrendo-se de seguida. Num recipiente prepare um vinho de alhos com o vinho, a cebola picada, a salsa picada, folha de louro, sal e pimenta deitando o polvo a marinar de um dia para o outro.

No outro dia faz-se um refogado com massa de tomate, colorau, pimenta, 3 colheres de margarina,  junta-se o polvo e a marinada onde esteve o polvo  e deixa-se cozer lentamente, finalmente juntam-se as batatas cortadas aos quartos.

Acompanhe de uma boa pinga, no final tome 1 Licor de Leite como digestivo e uns Sonhos de Natal para sobremesa.

Bom Apetite!

4 Respostas to Polvo Guisado à moda de Santa Maria

  1. Kann gar nicht genug von dieser Website – die viel besser als meine.

  2. Thank you for being our teacher on this subject matter. I enjoyed your own article quite definitely and most of all enjoyed the way in which you handled the aspect I widely known as controversial. You happen to be always quite kind towards readers like me and help me in my life. Thank you.

  3. An excellent post, providing something good to read,it’s just good to came across the post on hand sets and its features.

  4. Do you mind if I placed this article on my webpage? I would certainly give you credit and a link back to your site. Thank you, and don’t hesitate to let me know here!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics