Caldo de Nabos – Santa Maria Açores

Para confeccionar o tradicional e saboroso caldo de nabos de Santa Maria, necessita dos seguintes ingredientes:

-Nabos da terra (variedade de nabo mais escuro que só dá com o sabor característico em Santa Maria)

-Carne de porco

-Chouriço de carne

-Toucinho entremeado

-Batata doce

-Sal

Deve rapar os nabos com uma faca para remover toda a terra e a pele exterior, cortá-los no sentido longitudinal (como se fossem batatas para fritar, mas um pouco mais grosso). Ferve-se água e escaldam-se os nabos com esta água fervendo. Colocam-se a cozer em nova água temperada com sal até a água começar de novo a ferver. Desta segunda ecoam-se os nabos e nesta fase há quem goste destes nabos al dente com pé de torresmo para petiscar. Voltam para a panela com nova água temperada de sal e desta vez acompanhados pelo chouriço, toucinho e batata doce para finalizar a cozedura.

Entretanto partem-se fatias de pão caseiro e dispõe-se numa terrina de preferência de barro, estas sopas de pão são molhadas com o caldo quente da cozedura dos nabos e das carnes. Servem-se acompanhando as carnes e os nabos. Os nabos cozidos numa tradicional panela de ferro ficam com um sabor e aroma mais apreciados.

 

2 Respostas to Caldo de Nabos – Santa Maria Açores

  1. Jose de Sousa diz:

    eu tenho cemente dos nabos mais eu nao tenho sort no meu quintal. qual coldade de terra eu tenho que ter. Muito obrigados.

    • admin diz:

      Bom a qualidade da terra tem alguma influência, a característica do solo mariense muito calcário faz parte do processo, mas também o clima temperado, permite que cresça e se desenvolva bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics