Pão de Trigo – Receita

O pão de trigo foi e ainda é (embora menos) a base da alimentação dos Marienses, a versão caseira deste delicioso pão de trigo é confeccionada com farinha de trigo, fermento de milho, água e sal.

A preparação do fermento de milho, tradicionalmente deixava-se uma pequena porção de massa de pão de uma cozedura para a outra dentro de uma tigela em local fresco. Começava-se então por peneirar a farinha de trigo e de milho, para retirar o farelo, de seguida aquecia-se água para escaldar o fermento. Na preparação do fermento de milho [escalda-se a farinha de milho com a água e mexe-se com uma colher de pau, para não queimar as mãos devido à água quente, com a colher afasta-se esta massa ainda semi-seca para os lados do alguidar para arrefecer ligeiramente (a ponto de consentir amassar com a mão) deixando uma cova no meio. Neste espaço coloca-se a “doçura”, porção de massa de pão que ficou guardada da cozedura anterior. (Na sua ausência pode utilizar-se fermento de padeiro diluído em água). Junta-se uma colher de sal desfeito em água e amassa-se com as mãos, juntando àgua conforme necessário até obter uma massa homogénea; deixa-se levedar (repousar para crescer), era hábito colocar-se uma porção de massa em forma de bolacha colada no alguidar cerca de meio palmo acima da massa, para quando o fermento chegasse a esse nível era sinal que estava levedo].

Uma vez o fermento pronto, prepara-se a massa do pão, pelos mesmos [passos] da confecção do fermento, só que utilizando a farinha de trigo peneirada no início e utilizando o fermento de milho que se preparou anteriormente. A massa fica a levedar, entretanto quando está quase leveda, acende-se o forno de lenha aquecendo-o bem. Tende-se (moldar) a massa em porções envolvendo com um pouco de farinha para não se colar nas mãos e deita-se em pequenos alguidares enquanto aguarda ir para o forno. Uma vez quente o forno, coloca-se os pães a cozer aproximadamente uma hora, dependendo do tamanho dos pães e do calor do forno.


2 Respostas to Pão de Trigo – Receita

  1. ludovinna da Ponte diz:

    gostei de saber como se faz o pao …mas o que gostava de saber e com que se faz o fermento….e o que e preciso….obrigada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics