Losna

A Losna (Artemisa absinthium; Losna-maior; losna) é uma planta vivaz que atinge 40 a 80 centímetros de altura, toda ela possui uma fina penugem de aspecto prateado e apresenta flores amarelas em pequenos capítulos. O odor da losna afasta os mosquitos. As carraças dos cães são eliminadas com um banho utilizando a decocção desta planta. Utiliza-se a infusão ou decocção de losna como insecticida nos humanos. A losna tem uma acção antitóxica em pessoas intoxicadas pelo chumbo, como pintores, tipógrafos, etc.

Não é aconselhável o uso de licores e vinhos feitos de absinto, pela sua toxicidade  sobre o sistema nervoso, que causa dependência, demência e pode ser fatal pelo efeito potencializado entre a tuiona e o álcool.

Bem aplicado tem propriedades medicinais importantes:

  • Tónico, abre o apetite a pessoas que sofram de fastio.
  • Ajuda na Digestão de pessoas dispépticas. (Não deve ser usado em caso de úlcera gástrica)
  • Como vermífugo, expulsa os vermes intestinais.

A losna é amarga e tem propriedades digestivas; o óleo essencial de losna contém tuiona com acção emenagoga e vermífuga; em doses elevadas torna-se tóxica, provocando convulsões, dependência, alucinações, demência e até a morte.

 

USO INTERNO:

Para eliminar vermes macerar 5 gramas de folhas e flores numa chávena de água, deixar repousar por 8 horas, tomar de manhã em jejum durante 5 dias consecutivos.

Mau hálito e má digestão, fazer uma infusão de 10 a 20 gramas de planta para 1 litro de água a ferver, repousar durante 10 minutos e tomar 1 a 2 chávenas por dia em casos de má digestão. Mulheres com menstruações dolorosas, devem tomar 2 chávenas por dia na semana anterior àquela em que aguardam a menstruação.

Para quem sofre do fígado ou da vesícula biliar, deve macerar 100 gramas de flores secas num litro de azeite e deixar esta mistura repousar durante 1 mês. Deve tomar uma colher de sobremesa deste azeite antes do pequeno almoço e do almoço.

 

USO EXTERNO:

Dores no ventre, diarreias, cólicas e vómitos deve colocar-se folhas de losna maceradas junto com uma chávena de água quente, colocar sobre o ventre durante 40 minutos.

Decocção com 20 gramas de folhas para 1 litro de água fria, adicionar um pouco de sal e leve ao lume para ferver durante 5 minutos, deixe repousar por mais 5 minutos, filtre e adicione mel ou açúcar. Serve para gargarejos no tratamento de amigdalites. Esta decocção serve também para lavar as feridas e úlceras.

Utilizando como loção deve aplicar na pele antes de ir para o campo, funcionando como repelente de mosquitos.

Colocar losna seca em saquinhos de pano dentro dos guarda fatos evita a traça da roupa.

Pode borrifar-se animais domésticos e plantas porque actua como insecticida.

 

Siga no…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics