Alfavaca

Alfavaca (Parietária Officinalis), conhecida ainda por outros nomes como Erva das Muralhas, Erva dos Muros, Erva das Paredes, Pulitária ou Parietária.

Era usada externamente em cataplasmas nas queimaduras, inchaços (edemas), feridas, gretas dos lábios, da pele e do mamilo e fissuras anais.

No uso interno, a sua aplicação na forma de chá feito a partir das folhas e adoçado com mel é utilizado nas doenças das vias urinárias; em nefrites, cistites, prostatites, calculose renal (O uso prolongado desta infusão dissolve os cálculos renais, evitando muitas vezes a intervenção cirúrgica) e a retenção de urina (oligúria). Ao mesmo tempo em que faz aumentar a produção de urina, desinflama todo o aparelho urinário. Recomenda-se também nas digestões pesadas, em doenças do estômago e intestinos, na flatulência, hepatites, na febre e na tosse.

 

USO INTERNO: Infusão de 30 a 50 gramas de planta seca ou fresca para 1 litro de água, repartido em 4 a 5 vezes ao dia. Trata a gota, reumatismos, enterite, hepatite, calculose e as doenças do aparelho urinário.

USO EXTERNO: Infusão ou cozimento de 60 gramas de planta seca ou fresca para 1 litro de água fervente, serve para banhos contra o reumatismo e compressas quentes para tratamento de hemorróidas, fissuras anais, abcessos, inflamações cutâneas. Em gargarejos na dor de garganta, nas amigdalites e faringites. Chá das sementes em maceração usa-se em compressas quentes para  aplicar no bico dos seios gretados das mulheres que amamentam.

A cataplasma quente sobre o baixo-ventre  usa-se na retenção de urina e tem efeitos surpreendentes.

As folhas amassadas são boas para curar feridas. Com a raiz prepara-se um xarope para ajudar a combater a tuberculose pulmonar.

 

Uma Resposta Alfavaca

  1. Aqui no Nordeste do Brasil, a erva que conhecemos por alfavaca – muito similar a esta – é usada na preparação de pratos regionais, como por exemplo, a galinha caipira cozida.
    Parabéns ao santamariaazores pela postagem. Bastante útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics