Erva de São Roberto

.

.

.

Erva de São Roberto (Geranium Robertianum, Sardinheira, Gerânio), é uma planta com excelente propriedade hemostática ( Detenção do fluxo do sangue; Conjunto das leis do equilíbrio do sangue nos respectivos vasos). Evita as perdas de sangue anormais e regula o fluxo hemorrágico. É recomendada para os problemas femininos de metrorragia e de menorragia. A ingestão de tisanas desta planta pode contribuir favoravelmente para tornar a vida da mulher mais fácil.

Tem ainda propriedades diuréticas, adstringentes, fluidificantes do sangue e hipoglicemiantes de acção ligeira, pelo  que também se pode utilizar na diabetes.

Usa-se ainda na diarreia, em edemas, e nas afecções dos olhos, da boca e na pele.

Princípios activos: Contém geranina (é uma substância de sabor amargo), tanino de acção adstringente e um óleo essencial de cheiro típico.

Uso Interno: Decocção da planta toda, 20 gramas de planta para um litro de água. Deixar ferver durante 10 minutos e tomar uma chávena três vezes ao dia, antes das refeições.

Uso Externo: Lavagens com decocção de 40 gramas de planta para um litro de água, usa-se em lavagens oculares nas conjuntivites, em bochechos para tratar estomatites, faringites e gengivites. Ainda em compressas a mesma decocção serve para aplicar nas infecções da pele, herpes e eczemas.

 

Ver mais artigos da categoria Plantas de Santa Maria 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics