Passagem de Ano sem Fogo de Artificio

Alguns leitores nossos que leram o artigo” Halloween sem Abóboras“, fizeram chegar um apelo do mesmo género, relativamente à passagem de ano na nossa Ilha. A saber este grupo de pessoas alerta para os tempos difíceis em que vivemos e para a necessidade de “cortar” no supérfluo em favor das pessoas. Referem que estão na disposição de reunir assinaturas a favor da sua causa.

Cito “-Todos os anos pela passagem de ano é gasto pela autarquia mariense uma verba a rondar os 10 mil euros, em fogo de artificio, para abrilhantar a despedida do ano velho e receber o novo. Neste ano e devido ao período difícil em que vivemos no país e no mundo, achamos por conveniente que se deva abdicar desse espectáculo pirotécnico em favor dos mais desfavorecidos.

Neste sentido propomos que a autarquia, utilize essa verba para acções de solidariedade, numa altura em que há uma clara diminuição de donativos, para instituições de solidariedade, fruto das dificuldades e incertezas das famílias.

Quando podem estar em causa necessidades básicas de pessoas, inclusive na nossa ilha, entendemos não ser ético, “queimar” literalmente uma verba tão avultada, para deleite de alguns, quando um apelo de solidariedade, se ajusta melhor à realidade do momento, pedimos uma reflexão de quem de direito, e que usando a imaginação, transforme esse gasto estéril em algo benéfico para aqueles que mais precisam.” fim de citação.

 

Perante isto apraz-me juntar um desafio aos leitores, para que comentem e mostrem o seu desacordo ou concordância, com esta petição. De facto tocou-me esta postura e acedi a publicar neste espaço que é totalmente anti politico. No entanto a minha consciência, não se ia sentir bem, olhando o céu iluminado pelo fogo, tendo omitido este apelo.

9 Respostas to Passagem de Ano sem Fogo de Artificio

  1. Graça diz:

    Acho muito bem que assim se faça,pois os tempos difíceis por que estamos a passar, não permitim certas extravagâncias.

    Estes 10 mil euros podem ser aplicados em coisas mais prioritárias.

  2. João diz:

    Bem eu até sou a favôr que não haja fogo, desde de que o mesmo valor gasto seja distribuido na sua totalidade e em PÚBLICO (para que o mesmo não seja desviado para o bolso de alguem), a quem realmente necessita, pois se for para dar de mamar a quem já tem bastante que o queimem!!!

  3. Pepe diz:

    Parece-me que passamos todos muito bem sem o fogo de artifício 😉

    um abraço para todos.

  4. Carlos Soares diz:

    exelente ideia 🙂

  5. Belmira Camara diz:

    Sou em grande parte, da mesma opinião dos comentários acima.
    No entanto,caíu-me muito mal, o comentário do João ( 15/11/2011 at 16.37).
    Em PÚBLICO???? Porquê??? Não terá a edilidade mariense, os seus “necessitados”??? Não terá pedidos suficientes, de várias ordens e vários quadrantes?? Vai a edilidade mariense, reunir no palanque a nossa “pobreza envergonhada”, para dividir um pouco por cada um???
    Dar a um só???? Para meter no bolso de quem????????

    Deverá, isso sim, divulgar no nosso boletim municipal, para onde foram os 10 mil euros, sem citar nomes, apenas situações.

    Tenho ainda que acrescentar, que em lugares públicos como este, não se devem usar palavras menos próprias.Sejamos corretos na linguagem.
    Que possamos ter todos um Bom Natal, mesmo sem fogo de artifício.

  6. admin diz:

    Concordo que a linguagem deva ser ponderada, este é um espaço público e o apelo é sempre de que não se insulte, maltrate ou ofenda ninguém. Quanto ao artigo propriamente dito, não é uma afirmação de que não haverá fogo de artificio, é um apelo de alguns leitores que expressamos e que ficou à discussão pública dos leitores. A todos que já contribuíram e aos que ainda vão fazê-lo, sinceros agradecimentos.

  7. Manuel diz:

    Pelos vistos a ideia é unanime,esperemos que se passe à prática.

  8. Pedro Costa diz:

    Pelos comentários e pelo precedente da decoração para o Natal, não faz sentido dar um prémio para o Natal, para poupar dinheiro e depois gastá-lo em foguetes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics