Em memória de Manuel Chaves Carvalho
Do Livro “Igrejas e Ermidas de Santa Maria em Verso“
.
Eu penso que vale a pena
Conhecer o património
Do Convento da Madalena
S. Francisco e Santo António.
.
O Convento da Madalena é
No centro da nossa Vila
Fundado por João Tomé
E sua esposa Camila.
.
Ainda houve mais alguém
que contribui com dinheiro
Manuel Corvelo e também
Cristóvão de Vaz Faleiro.
.
Quando foi feito o convento
Era só para religiosas
Mas agora neste momento
vivem algumas mulheres idosas.
.
A capela foi aranjada
e outros melhoramentos
a primeira missa rezada
Em Abril de mil e seiscentos.
.
Manuel Chaves Carvalho
.
Wikipédia
O convento foi instituído em 3 de Fevereiro de 1594, pelo padre Manuel Curvelo de Resende que, juntamente com seus irmãos e cunhados – João Tomé Velho e sua esposa, Camila de Resende, Nuno Curvelo e Catarina Fernandes, Maria de Sousa, viúva de Filipe Jácome, e Cristóvão Vaz Faleiro – decidiram instituir na vila um convento da Ordem das Clarissas, tendo como orago Santa Maria Madalena. Destinava-se a internar as filhas dos instituidores, sobrinhas do padre Resende.
Nele destaca-se a capela, onde foi celebrada missa, pela primeira vez, em 18 de Abril de 1600. Em 1604, no dia de Santa Maria Madalena, deram entrada no recolhimento as filhas dos fundadores.
Em 15 de Novembro de 1612, o padre Curvelo foi ao Continente para obter o Breve de Sua Santidade que permitiria ao convento tornar-se clausura das Clarissas. Contraiu peste entretanto, vindo a falecer em Almada, e deixando ao Convento em testamento os seus bens.
Quando do ataque dos piratas da Barbária em junho de 1616, o primitivo convento foi também incendiado, ficando reduzido a um modesto oratório que durante muitos anos ficou a pertencer à Ordem de Santa Clara. Neste ataque terá se perdido o Breve Pontifício obtido pelo fundador.
Em 1669, o capitão António Curvelo de Resende reedificou a igreja e o recolhimento, assim como a capela-mor e a sacristia e reivindicou as terras das courelas que haviam sido aforadas desde 1649. Na gestão deste padroeiro, o Recolhimento foi visitado pelo então bispo da Diocese de Angra, D. Frei Lourenço de Castro.
Uma vez que era de natureza rudimentar, o bispo de Angra, por Alvará de 14 de Maio de 1691, determinou a sua restauração e a execução do altar-mor.
Durante a gestão do padre António Curvelo Delgado, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, procedeu-se ao aumento do retábulo da capela-mor, fez-se um camarim para o Santíssimo Sacramento, uma escritura para terem sacrário no Recolhimento (datada de 2 de outubro de1717), ergueu-se a torre sineira e obtiveram-se dois sinos para a mesma, bem como dois palratórios para, pelas suas grades, as recolhidas poderem ver as procissões.
Na gestão de Inácio Manuel de Sousa de Resende, em 1801 foram destinados recursos para trabalhos de pintura e douramento do altar-mor e do de São João Nepomuceno. Estes, entretanto, apenas foram procedidos em 1841, procedendo-se ainda a pintura do restante da igreja.
Em 1938 a instituição obteve estatutos aprovados pelo Governador Civil de Ponta Delgada, com o título de “Asilo de Santa Maria Magdalena” com os quais atualmente se rege.
Do primitivo convento não nos resta nenhum elemento arquitectónico do século XVI. Chegou-nos, além da igreja, a torre da portaria, dado que o conjunto sofreu diversas alterações ao longo dos séculos. Era neste convento que se localizava outrora a “roda dos órfãos” ou “roda dos expostos”.
![]()




27 Novembro, 2011
admin
Publicado em
Tags: 

