Arruda

Arruda, (Ruta Graveolens, Arruda-da-montanha; erva sagrada; Arrúdia; Ruta-de-cheiro-forte; Ruta Hortensis, Ruta Latifofolia), planta herbácea vivaz, que chega a atingir 1 metro de altura, de cheiro intenso e peculiar . A sua indicação medicinal é atribuída a uma essência rica em metilnonilcetona.

Tem efeito sobre o útero (contrai o útero ocitocica), facilita a menstruação (emenagoga), sendo aplicada em casos de amenorreia (falta de regras) e de dismonorreias (regras dolorosas). Tem ainda indicação anti-séptica, antiespasmódica (acalma cólicas abdominais), anti-reumática e anti-hemorrágica.

Em afecções dermatológicas é útil no tratamento tópico de eczemas, psoríase, sarna e outras afecções da pele.

Como sedativo a Arruda é um bom calmante para os nervos.

USO EXTERNO: Decoção de 8 a 10 gramas para 1 litro de água e aplicado na forma de clister, ajuda a combater os vermes intestinais.

APLICAÇÃO TÓPICA: Para combate à sarna, decoção de 20 gramas para 1 litro de água, embeber um pano no liquido e aplicar na zona afectada.

USO INTERNO: 2 a 3 gramas de plantas para 1 litro de água a ferver. Deixar repousar por 10 minutos e tomar 1 chávena 2 vezes ao dia, na semana anterior à menstruação, ter cuidado para não exceder esta dose. Esta infusão também funciona como calmante.

PRECAUÇÕES: Durante a gravidez não se deve tomar Arruda porque tem um efeito especial sobre o útero, congestiona este orgão, estimulando as fibras musculares provocando contracções e ocasionando hemorragias que levam ao aborto e nalguns casos à morte da mulher. Por este facto, nunca deve ser utilizada como método abortivo, porque pode tornar-se fatal para a mulher. É uma planta tóxica, cujo contacto pode causar alergias à pele. Em afecções dermatológicas, o tratamento com Arruda deve ser sempre acompanhada por vigilância médica. Qualquer sinal de alergia, o tratamento tem de ser imediatamente suspenso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics