Limoeiro

Limão (Citrus Rutaceae) é rico em vitamina C, ácido cítrico e flavonóides, bemcomo as folhas do limoeiro que protegem os vasos sanguíneos e melhoram a circulação venosa. O sumo de limão tomado com regularidade protege da aterosclerose  e remove placas de gordura das artérias (ateromas); tem propriedades anti-inflamatórias, anti alérgicas e hipotensoras (ajuda baixar tensão arterial). É utilizado no tratamento de gripes, constipações, amigdalites, faringites, gota e reumatismo e também na prevenção do escorbuto.

Com o sumo de limão fazem-se curas purificadoras do sangue. A cura do limão é contra-indicada em doentes com insuficiência renal e desclassificação óssea, no entanto é bastante recomendado em cálculos renais, artritismo e gota. O sumo de limão, é rico em vitamina C, B1e B2, sais minerais, oligoelementos e açúcar.

As folhas de limoeiro são utilizadas no tratamento de nervosismo, insónias, enxaquecas, palpitações e asma.

Uso interno:

30 gramas de folhas para 1 litro de água a ferver, filtra-se e bebe-se 4 vezes ao dia, podendo adoçar-se com mel. Se for feito a partir de casca de limão deve utilizar-se a casca de um limão para um copo de água e esmagar a casca. Deve deixar-se numa infusão durante 10 minutos antes de beber.

Uso Externo:

Nas afecções da garganta pode aplicar-se sumo de limão acrescentando um pouco de sal, directamente nas amígdalas inflamadas, pode fazer-se gargarejo com sumo de limão puro, morno ou adocicado com mel.

 

Brevemente falaremos da terapia do limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics