Salva ou Salvia

Conhecida em Portugal por Salva e no Brasil por Salvia (Salvia officinalis, Salva das Boticas), é uma planta perene, utilizada na medicina tradicional e na culinária mariense. (Precaução: Não deve ser utilizada mais que 1 mês seguido na forma de essência, por poder apresentar toxicidade em doses elevadas; doentes nervosos e grávidas não devem tomar chá de Salva).

Planta que contém essência rica em tuionas de acção anti-séptica e anti-sudorífica, é uma planta de odor e gosto fortes.

A Salva é recomendada para digestões difíceis e lentas, outros problemas digestivos; é também recomendada para regular a menstruação e aliviar as dores menstruais. Na menopausa, pode ajudar nalguns casos a combater os afrontamentos, calores e suores excessivos.

O uso interno faz-se por infusão de 15 a 30 gramas de folhas e/ou flores em 1 litro de água a ferver, deixa-se repousar por 10 minutos e deve tomar-se até 3 chávenas por dia. Útil para diabéticos, porque permite reduzir a quantidade de medicamentos a tomar.

A Salva, é utilizada em:

  1. Gengivite
  2. Aftas
  3. Amigdalite
  4. Faringite e dor de garganta
  5. Tosse de fumador
  6. Diarreia e dores abdominais
  7. Acalma os vómitos
  8. Tonificante do sistema nervoso
  9. Tremores e vertigens
  10. Estados depressivos

O uso externo deve colocar-se 80 a 100 gramas de folhas e/ou flores num litro de água e deixar ferver durante 10 minutos, utilizar esta infusão:

  1. Na água do banho, contribui para a beleza da pele.
  2. Esta infusão serve para combater afecções da boca e faringe.
  3. Serve para desinfectar feridas, ulceras, abcessos, furúnculos e picadas de insectos.
Na culinária, é utilizado em pratos de carne (bovino, borrego, porco, caça e aves), deve perfurar-se a carne e introduzir-se folhas de salva nos orifícios, vai assim ao forno, para aromatizar e dar  paladar à carne.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics