Expo “Portugal Europeu” em digressão Regional

Fonte: O Baluarte

A exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História”, mostra organizada pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal que viaja pelos 60 anos de relações entre Portugal e a Europa, foi inaugurada a 17 de Junho no Teatro Faialense, na cidade da Horta. A cerimónia marcou o início da itinerância da exposição que percorrerá as nove ilhas do Arquipélago dos Açores durante o Verão.

Até 25 de Setembro, as nove ilhas açorianas serão palco da exposição que conta a história de Portugal na Europa e de todo o processo de integração europeia, através de uma viagem no tempo constituída por mais de 180 fotografias, páginas de jornais e documentos históricos. Aproximar os cidadãos da União Europeia constitui um dos objectivos da iniciativa.

A cerimónia de inauguração no Arquipélago dos Açores contou com a presença dos eurodeputados açorianos Maria do Céu Patrão Neves e Luís Paulo Alves, do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal da Horta, João Castro.

Todos destacaram a importância das relações entre Portugal e a Europa e os benefícios de 25 anos de integração europeia para o país em geral e para os Açores, em particular.
No final da cerimónia, dezenas de pessoas efectuaram uma visita guiada à exposição.

 

Durante o Verão, a mostra terá agenda “preenchida”:

– 17 a 21 de Junho – Sala Polivalente do Teatro Faialense (Horta, ilha do Faial)

 

– 24 a 30 de Junho – Vila do Corvo (Ilha do Corvo)

– 1 a 8 de Julho – Santa Cruz das Flores (Ilha das Flores)

– 13 a 20 de Julho – Velas (Ilha de São Jorge)

– 21 a 31 de Julho – Lajes do Pico (Ilha do Pico)

– 3 a 10 de Agosto – Praia da Vitória (Ilha Terceira)

– 11 a 21 de Agosto – Santa Cruz da Graciosa (Ilha da Graciosa)

– 26 de Agosto a 4 de Setembro Vila do Porto (Ilha de Santa Maria)

– 9 a 16 de Setembro – Povoação (Ilha de São Miguel)

– 17 a 25 de Setembro – Ribeira Grande (São Miguel)
Esta é uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com o apoio da Subsecretaria Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa dos Açores.
exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História” já percorreu as principais cidades do país voltando aos Açores, depois de ter estado na ilha de S. Miguel, em Abril de 2009, onde foi visitada por centenas de pessoas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics