Festas de São Pedro 2011

É já no próximo fim de semana, sexta sábado e domingo a realização das festas de São Pedro 2011.

Se alguém conhecer o programa e queira partilhar agradecemos.

Em simultâneo no dia 2 de Julho, terá lugar no edifício da Junta de Freguesia, pelas 18:00h, a cerimónia comemorativa dos 400 anos de elevação a freguesia de São Pedro.

Voto de congratulação dos deputados Municipais do PSD

O Voto de congratulação dos deputados Regionais do PS foi distribuído pelo correio, mas digitalizei e fica aqui para consulta.

História

“Foi a 5 de Março de 1611, que o Rei Filipe II confirmou a criação da freguesia de São Pedro, no Concelho de Vila do Porto, por indicação do Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. Jerónimo Teixeira Cabral, que em cerca de 1603 visitará a ilha de Santa Maria.

Foi a quarta freguesia do concelho de Vila do Porto a ser criada, com uma área total de cerca de 18 Km2, distribuída por 17 lugares: Outeiro, Flor da Rosa Alta, Paul de Cima, Paul de Baixo, Faneca, Chã de João Tomé, Termo da Igreja, Feteiras de Cima, Feteiras de Baixo, Alto Nascente, Alto Poente, Covões, Banda de Além, Jogo, Canaviais, Graça e Courelas, estendendo-se desde Santo Antão até ao Pico da Bela Vista, indo para Norte até Monserrate.

Aquando da criação da freguesia, a primeira Igreja paroquial foi instalada no em Pedras de São Pedro, tendo sido colocado o Padre Beneficiado da Matriz, Paulo Andrade Velho, sendo segundo Vigário o Padre Fernando de Andrade Velho, ordenado depois de enviuvar.

Até 1698, serviu de ermida para o culto de São Pedro, mas com o aumento da população, foi decidido construir uma nova igreja, em local mais central, sendo na altura Vigário, o Padre Belchior Barreto de Macedo, tendo a mesma custado cerca de 250 mil reis. O arco d Capela-Mor, que é forrado de talha e tem no cimo as Armas Re Portuguesas, tem o valor artístico, bem como um crucifixo de marfim e a cruz processional em prata lavrada, oferecida à freguesia pelo próprio Rei D. Filipe II.

Foi umas das primeiras localidades a ter acesso ao ensino de instrução primária, cabendo ao clero a instrução do Povo nos princípios moral e doutrina cristã.

É já no próximo fim de semana, sexta sábado e domingo a realização das festas de São Pedro 2011.”

Fonte : Almanaque Açoriano




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics