Telemedicina será alargada

Fonte: GACS

O Secretário Regional da Saúde, Miguel Correia,  hoje no Hospital do Divino Espírito santo em Ponta Delgada, onde presidiu à celebração de um protocolo com a Fundação Portugal Telecom, visando a entrada em funcionamento, muito em breve, do sistema “Baby Care”, já instalado nos Serviços de Neonatologia.

O sistema, que corresponde a uma antiga aspiração daquela especialidade médica, envolve um total de quatro câmaras de vídeo fixas, duas das quais nos Cuidados Intensivos e as restantes nos Cuidados Intermédios dos Serviços de Neonatologia, ligadas a um servidor, que permitem aos pais observar os seus filhos cerca de 24 horas por dia, através da internet, onde também podem tirar fotos ou gravar. Aos pais dos bébés serão entregues credenciais de acesso a este serviço pioneiro nos Açores.

Este complemento da actividade da Medicina, introduzido pela primeira vez em Portugal no ano 2000 na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, corresponde a uma doação da Portugal Telecom que cedeu todo o equipamento necessário para o funcionamento eficaz e adequado do sistema “Baby Care”, facilitando que os pais dos utentes dos Serviços de Neonatologia os possam acompanhar a partir de qualquer ilha do arquipélago.

As câmaras, sem som, estão direccionadas somente para os berçários e incubadoras, onde os progenitores podem ver o comportamento do seu recém-nascido, durante o respectivo internamento hospitalar.

O Secretário Regional da Saúde advoga que o sistema “Baby Care” humaniza ainda mais os Serviços de Neonatologia do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e traduz uma maior responsabilidade profissional ao permitir, igualmente, uma visualização individual e generalizada dos Cuidados Intensivos e Intermédios.

Miguel Correia reafirmou, por outro lado, a intenção do Governo Regional em investir cada vez mais na telemedicina, atendendo à dispersão geográfica dos Açores.

Recordou que, nesse sentido, o executivo açoriano já fez a substituição de todos os equipamentos analógicos de Imagiologia para o sistema digital, facilitando os protocolos de transferência de imagens.

Anunciou, a propósito, que o Governo vai alargar a telemedicina entre o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e o Centro de Saúde de Vila do Porto, em Santa Maria.

 Esta prática vai ser cada vez mais alargada e consolidada nas ilhas, segundo referiu o governante açoriano. 

GaCS/CM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera
Real Time Web Analytics